segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Memorial

A chegada das Tecnologias de Informação e comunicação (TICs) na escola modifica nossos hábitos, nossos modos de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados à nossa prática pedagógica. Assim, visando contribuir para a inclusão digital de profissionais da Educação da rede municipal de ensino, aconteceu no dia 28 de fevereiro de 2012, no auditório da SEMEC, em Currais Novos, o lançamento da 3ª turma do PROINFO – Integrado, curso que motiva e prepara tais profissionais para a utilização significativa dos novos recursos de computadores e recursos da Internet.
O curso foi realizado com atividades práticas e teóricas, atividades à distância com as orientações pedagógicas necessárias aos desafios provocados pelo uso do computador, dos programas e ferramentas.
Começamos a aula 1  refletindo sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional, conceituando mídia e tecnologia e com a projeção dos vídeos “Help Desk” e “Do sonho aos Ares: Santos Dummont” que nos deram uma visão geral da tecnologia e sua evolução na história da humanidade.
Na aula 2, buscando desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitem a elaboração e edição de textos, falamos sobre hardware (parte física do computador). Ligar, desligar, conhecer os componentes, a interface, mouse...
A partir daí, iniciamos a construção de um texto, utilizando o editor de texto: BROffice/ writer...e criamos nossa primeira pasta.
A partir da projeção do vídeo “História do Computador”, realizamos ainda uma atividade de reflexão respondendo à seguinte questão: Como a informática pode modificar a nossa vida profissional e pessoal?
Na aula 3, a partir da música “Pela Internet” de Gilberto Gil, dialogamos sobre a importância da navegação na internet, identificamos os procedimentos de segurança na Web e navegamos por sites de pesquisa e educativos. Conhecemos também o site do professor: http : // portaldoprofessor.mec.gov,br , nos cadastramos no portal  e tivemos acesso aos conteúdos do portal.
Buscando desenvolver habilidades necessárias que possibilitem a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, trabalhamos na aula 4 com os seguintes temas: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico, bate-papo, lista e fórum de discussão e netiketa. Observamos as possibilidades de utilização do correio eletrônico nas atividades escolares e as transformações que essas ferramentas de comunicação provocam na sala de aula e na interação professor/aluno através da música “Kid Vinil” de Zeca Baleiro.
Na aula 5  sobre bate-papo, lista e fórum de discussão, refletimos sobre as Mudanças através do clipe da Música: Como uma onda no mar de Lulu Santos. Vimos também nessa aula que podemos utilizar a rede (internet) como espaço para debates através de sites de relacionamentos.
Na aula 6, identificamos as características da linguagem visual e conhecemos softwares de apresentação para nossas aulas através do site WWW.slideshare.net . Assim como as outras, essa aula foi bem interessante.
Na aula 7, para a produção, cooperação e publicação de textos na internet estudamos as características do blog e refletimos sobre seu impacto na aprendizagem e a comunicação. E aí criamos o nosso blog.
Na aula 8, visitamos o site WWW.youtube.com.br para a exibição do vídeo “A tecnologia aproxima o ser humano?” e a partir daí, discutimos mais uma vez sobre as possibilidades de interação e interatividade na rede mundial de computadores e utilizamos a ferramenta BROffice para a produção e publicação de documentos textuais.
Na aula 9 sobre planilhas eletrônicas, conhecemos um aplicativo, o software Calc, que permite a realização das mais diversas tarefas que envolvam números. Descobrimos que são inúmeras as situações que podemos utilizar uma planilha eletrônica: horários de aulas, registros de notas, controle de trabalhos de alunos. Enfim, o potencial dessa ferramenta é enorme. Nessa mesma aula ainda, tivemos os encaminhamentos sobre o FESTIVAL MULTIMÍDIA DO PROINFO INTEGRADO.
E finalmente na aula 10, retornamos ao estudo sobre BLOG para conhecermos melhor a sua aplicabilidade pedagógica no ambiente educacional e por fim, para incrementarmos nosso diário pessoal com blinkies, calendários, acessórios e templates, conhecemos o site WWW.codigofonte.net.
Mediante a realização dessa primeira etapa do curso, acreditamos que mudanças já aconteceram com relação à própria postura do professor diante do novo, diante do diferente, bem como, para quem já fazia uso de tais recursos tecnológicos, no modo de utilizá-los em sala de aula contribuindo assim com o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais atrativo e enriquecedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESLSongs : A collection of song lyrics to teach English vocabulary and grammar in the ESL classroom

Fonte:  https://www.eslsongs.com/bands/the-beatles/