Por trás do trabalho de cada professor, em qualquer sala de aula do mundo, estão séculos de reflexões sobre o ofício de educar. Mesmo os profissionais de ensino que não conhecem a obra de Aristóteles (384-322 a.C.), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) ou Émile Durkheim (1858-1917) trabalham sob a influência desses pensadores, na forma como suas ideias foram incorporadas à prática pedagógica, à organização do sistema escolar, ao conteúdo dos livros didáticos e ao currículo docente.
Antes mesmo de existirem escolas, a educação já era assunto de pensadores. Um dos primeiros foi o grego Sócrates (469-399 a.C.), para quem os jovens deveriam ser ensinados a conhecer o mundo e a si mesmos. Para seu discípulo Platão (427-347
a.C.), o conhecimento só poderia ser alcançado num plano ideal e nem
todos estariam preparados para esse esforço. Aristóteles, discípulo de
Platão, inverteu as prioridades e defendeu o estudo das coisas reais
como um meio de adquirir sabedoria e virtude. O sistema de ensino que
ele preconizou era acessível a um número maior de pessoas.
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